fichamento sobre formação do psicologo
Psicologia Ciência e Profissão, 1997, 17, (2), 37-42
BOCK, Ana Mercês Bahia. Formação do Psicólogo:Um Debate a Partir do Significado do Fenômeno Psicológico.
1.1.1 O trabalho da autora baseia-se sobre a relação do indivíduo com a sociedade, onde ela aponta como necessário para o desenvolvimento do homem sua relação com outros homens.
1.1.2 O fenômeno psicológico tem sido visto de forma abstrata e naturalizante, ora como manifestação de processos internos, ora como produto de vivências externas, e como conteúdo do mundo interno.
1.1.3 Um exemplo de fenômeno psicológico é quando um homem recebe influências do meio físico e social em seu desenvolvimento, é um fenômeno que se desestrutura, se desequilibra, se desorganiza e o psicólogo parece ter os Instrumentos adequados para lidar com ele.
1.1.4 O psicólogo auxilia a redução do sofrimento e no autoconhecimento necessário para o equilíbrio. O trabalho busca esclarecer, permitir a compreensão, favorecer a escuta, conhecimento de aspectos desconhecidos, explicitar aspectos do indivíduo que ele desconhece etc.
1.1.5 O psicólogo parece ter em suas mãos a possibilidade de fazer do outro um homem feliz, colocá-lo em movimento, estimulá-lo, estruturar, transformar, humanizar, enfim, acredita que muito pode ser feito e muitas mudanças podem ser operadas, mais ao meu ver o psicólogo não muda o homem, apenas contribui para que ele próprio se modifique.
1.1.6 Outro aspecto importante é a noção de saúde, é definida a partir de conteúdos morais que, em última instância, nos ajudam a compreender a essência universal e eterna atribuída ao homem. São critérios de saúde: autoconfiança, abertura para as experiências, juízo crítico, conhecimento de como usufruir os momentos da vida, simpatia, solidariedade, compreensão do que é amar, trabalhar e brincar.
1.1.5 Todo esse conjunto de elementos na visão do fenômeno psicológico, da visão de