Ciclos BioGeoQuímicos
Vitor Rossatto¹
Palavras Chaves: Ciclos Biogeoquímicos; Importância dos ciclos;
Introdução – O trajeto de substâncias químicas essenciais à vida, do ambiente abiótico ao ambiente dos seres vivos e seu retorno é denominado Ciclo Biogeoquímico. É devido aos ciclos Biogeoquímicos que elementos e compostos químicos são transformados entre os mais diversos organismos e mais variadas regiões do planeta. Sua compreensão torna-se importante para que seja possível analisar possíveis impactos ambientais por substâncias danosas ao ecossistema. Os quatro principais ciclos são os do carbono, água, exigênio e fósforo, indispensáveis para a vida no planeta.
1. Ciclo Biogeoquímico do carbono. O carbono é o elemento mais essencial para a vida na Terra, em grande parte devido à sua propriedade de formar até quatro ligações covalentes, que permite que seja constituinte estrutural de uma enorme variedade de compostos essenciais (proteínas, carboidratos, lipídeos, pigmentos, etc.). O efeito estufa gerado pelas concentrações de dióxido de carbono (CO2) e de metano (CH4) na atmosfera manteve a atual faixa de temperatura do planeta, tendo um papel fundamental para a evolução da vida. As concentrações atmosféricas destes gases evitam que o planeta esteja completamente congelado, com uma temperatura média 33o C, inferior a atual. A fixação fotossintética do CO2 ao longo do tempo geológico também é responsável pela existência das concentrações atuais de oxigênio na atmosfera.1 (Marcelo F. L. Souza(2012), Cybelle M. Longhini, Ananda M. Silva, Carlos A.D. Lentinid, 2012)
2. Ciclo Biogeoquímico da água
O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, é de vital importância para a manutenção da vida no planeta. Seu ciclo é o movimento que a água faz na natureza, sendo infinito e circular. Esse ciclo ocorre através de evaporação de rios, lagos e mares e pela transpiração dos seres vivos.
O ciclo hidrológico é, talvez, o