Automação
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
ANDERSON JESUS DOS SANTOS
GLEYDSON CHRISTIAN LEITE ALVES RIBEIRO
OBJETIVO GERAL, OBJETIVOS ESPECÍFICOS, JUSTIFICATIVA E
MODELO ATUAL
TEIXEIRA DE FREITAS
2014
OBJETIVO GERAL
Automatizar uma sala de aula na Faculdade do Sul da Bahia com intuito de reduzir gastos referentes ao consumo de energia elétrica tornando eficiente e dinâmica a sala como teste para automatizar toda a faculdade no futuro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reduzir o desperdício de energia no uso de Datashow, ar condicionado, lâmpadas, tomadas,
computadores,
ventiladores
para
a
economia
e
sustentabilidade da sala da FASB;
Projetar sistemas de automação, utilizando técnicas de acionamentos de máquinas, controladores programáveis, sensores, atuadores e com o uso de softwares para interação entre os equipamentos;
Adequar o uso dos equipamentos elétricos contidos em uma sala de aula da
FASB, tornando seu uso eficiente, garantindo um melhor aproveitamento das horas trabalhadas;
Analisar os gastos de energia elétrica da FASB antes da sala automatizada, comparando com a redução de gastos com o uso do projeto em sala.
JUSTIFICATIVA
O grande problema no Brasil é o fornecimento de energia elétrica, visto que, os níveis de agua nos reservatórios estão cada vez mais reduzindo, preocupando os lideres brasileiros em um meio alternativo como exemplo as termoelétricas.
Porém, as termoelétricas além de ter um custo muito maior do que as outras energias como eólica, é uma energia altamente poluente. Então uma solução é a automação residencial, comercial, que muitos veem como luxo ou conforto.
O diretor-executivo da AURESIDE (Associação Brasileira de Automação
Residencial), José Roberto Muratoni, afirma que “Esses novos consumidores vão perceber que o preço do condomínio vai cair se ele adotar automação”
(Tremer, 2014). Contudo, uma melhor distribuição de eficiência energética irá reduzir o