ATPS 1 ETAPA PSICOL
2015
AULA TEMA: O MUNDO DO TRABALHO - O CAPITALISMO E O TRABALHO HUMANO
No início do século XX, surge no Brasil a história da testagem psicológica que se confunde com a própria história da psicologia no nosso país.
1- Psicologia como novo campo de estudo das faculdades de medicina.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
Artigo 1 – “As técnicas de exame psicológico ensinadas nos cursos de graduação de acordo com os professores” Disponíveis em: https: //docs.google.com/document/d/1GW_UrtlD1u0ZDqUuYg_StVc9CdZ9WnBlcOZw4w-XIVM/edit. Acesso em: 11 de março de 2015.
Artigo 2 – “Panorama da História dos Testes Psicológicos no Brasil e Críticas Atuais”. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1wk84omVqalOdddD2t_i5nu9Yscg9bkMgkspZhhbbw74/edit. Acesso em: 11 de março de 2015.
seja desenvolvida durante o período de graduação e atualizada por meio de formação continuada, só assim os psicólogos poderão sair das universidades em condição de realizar processos avaliativos adequados e de fornecer diagnósticos e prognósticos seguros em diferentes campos de atuação.
CAPITULO 2
“A importância da escolha adequada do instrumento de avaliação psicológica e o processo de validação dos instrumentos”
Em geral, um teste psicológico é considerado um instrumento de medida, um procedimento por meio do qual se busca medir um fenômeno psicológico que se deseja observar e investigar, ou seja, o teste psicológico é visto como uma medida padronizada e objetiva de uma amostra comportamental. Para isso é importante rever a importância da formação profissional para que os resultados atingidos na análise do comportamento humano sejam de fato fidedignos. O estudo e a utilização de testes é um importante e marcante fator de caracterização na história da Psicologia e o conhecimento obtido com base em testes é confiável, pois baseia-se em evidências empíricas e verdadeiras, o que justifica a necessidade e a importância de ampliar e aprimorar ainda mais o debate a respeito