Formação de tutores em ead
Título : Formação de Tutores em EaD
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da boa formação do professor/tutor em ambientes de educação à distância, para tornar esta modalidade de educação eficiente e que realize os seus objetivos: formação de sujeitos autônomos, capazes de buscar, de criar, de aprender ao longo de toda a vida e de intervir no mundo em que vivem.
Sumário:
Justificativa:
Neste momento de globalização, a crescente demanda pela educação e a necessidade constante de uma reciclagem pessoal e profissional nas diferentes instâncias do saber, vem sinalizando ao sistema de ensino presencial suas limitações frente ao aumento da clientela que deseja ter acesso à educação, principalmente ao ensino superior. Assim, a inserção da educação continuada à distância, representada como um processo prolongado pela vida toda, é imprescindível na sociedade contemporânea. A Educação a Distância (EaD) não deve ser vista como um modismo: mas sim, como parte de um amplo e contínuo processo de mudança, que inclui não só a democratização do acesso a níveis crescentes de escolaridade e atualização permanente, como também a adoção de novos paradigmas educacionais, em cuja base estão os conceitos de totalidade, de aprendizagem como fenômeno pessoal e social, de formação de sujeitos autônomos, capazes de transformar o mundo em que vivem.Sendo assim, é imprescindível que o professor/tutor tenha uma boa formação para estar apto para atuar no contexto educacional com a modalidade de Educação a Distância (EaD).
Fundamentação Teórica:
A EaD e as novas tecnologias impõe aprendizagens correlatas que obriga a adaptação de métodos pedagógicos para um ambiente que não é a sala de aula. Entre o conteúdo, preparado pelo professor/tutor, e o estudante de EaD, deve haver um trabalho que exige a mais perfeita harmonia de entendimentos. A ligação aluno-professor ainda é, na cultura pedagógica, uma dominante, o que torna o