Formação de professores
Formação de professores: identidades e saberes docentes, considero este tema muito importante para ser trabalhado e se debater em de aula, pois pose-se pensar o que é ser professor e assumir as responsabilidades que este cargo compete, é interessante entender um pouco como ocorreu a construção desta identidade no decorrer dos tempos. Tendo em vista que a profissão docente passou já por muitos estágios até chegar ao que hoje conhecemos como um professor. Sendo assim Castells irá dizer que a “identidade é o processo de construção de significados com base em atributo cultural, ou ainda um conjunto de atributos culturais inter-relacionados, os quais prevalecem sobre outras fontes de significados. (p.22, 2008)” logo o professor assim como seus alunos iram construir sua identidade no decorre de suas vidas a partir de suas experiências, da cultura em que vivem e principalmente a reflexão sobre tais experiências. Castelle ainda trata em sua obra que existem três tipos de identidades, são elas: Identidade legitimadora, Identidade de resistência, Identidade de projetos. Enquanto isto Hull abordava a existência de três concepções de identidade: Sujeito do Iluminismo, Sujeito Sociológico, Sujeito pós-moderno.
A profissão docente de certo modo sempre foi vista como algo que não exige muito esforço sendo assim a principio não havia a necessidade de ter um curso superior para ministrar aulas era só ser alfabetizado. E com isto a demanda de professoras torno-se grande, no entanto isto não era necessariamente sinônimo de qualidade de ensino, e então passou a existir a necessidade de um curso pedagógico, algo que desse de certo modo um embasamento para o professor atuar em sala de aula, de forma que o tornasse apto para lidar com os alunos e torná-los assim pessoas críticas e reflexivas.
Quando se trata de saberes docente o professor deve estar capacitado para trabalhar em sala de aula, pois de nada vale conhecer a teoria se ele não souber