Formação de Preço de Venda
Parte 1
1) Custo Alvo é uma técnica usada para administrar estrategicamente os lucros futuros de uma empresa. Antes de desenvolver qualquer novo produto, a companhia deve estimar seu preço de venda e subtrair a margem de lucro desejada, encontrando determinado custo-alvo. Ele transforma o custo em um insumo do processo de desenvolvimento do produto e não em seu resultado. A empresa estabelece seu custeio-alvo estimando o preço de venda de um produto planejado e subtraindo dele a margem de lucro desejada. O segredo, então, é projetar o produto de modo que satisfaça os clientes e possa ser fabricado dentro de seu custo-alvo.
2) – Custeio Orientado pelo Mercado: Começa quando o processo força o alinhamento com o mercado e exige uma nova leitura do que os clientes querem e do preço que estão dispostos a paga. A análise do mercado tem um papel crítico, porque determina os chamados custos admissíveis.
- Custeio Alvo do Produto: Utilizam os custos admissíveis para transmitir os projetistas de produtos as pressões de custo que a empresa enfrenta. O custeio-alvo do produto disciplina e concentra a criatividade dos projetistas na concretização do custo.
- Custeio Alvo dos Componentes: A empresa o distribui entre seus componentes, dividindo a pressão dos custos com seus fornecedores. Os fornecedores, por sua vez, precisam descobrir formas de fazer a projeção dos componentes fornecidos por terceiros para que possam obter retornos desejados na hora da venda. Assim, o custeio-alvo dos componentes ajuda a disciplinar e focalizar a criatividade dos fornecedores em benefício dos clientes.
Parte 2
1) Se a função de definir preços for exclusiva da gerência de vendas, provavelmente a empresa não vai atingir uma estratégia eficiente. Além do gerente de vendas, este comitê deve ser composto ainda por gerente de produto (marketing) exatamente para se traçarem estratégias e segmentos de atuação; gerente financeiro, para calcular