APS Fisioterapia
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE FISIOTERAPIA
APS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
1º SEMESTRE
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
ORDEM DE APRESENTAÇÃO
DAS DISCIPLINAS
1. BIOSSEGURANÇA
2. COPOREIDADE E MOTRICIDADE HUMANA
3. EVOLUÇÃO DA FISIOTERAPIA E ÉTICA
4. FUNDAMENTOS DA SAÚDE COLETIVA
5. PRIMEIROS SOCORROS
6. PSICOLOGIA APLICADA A FISIOTERAPIA
BIOSSEGURANÇA
DEFINIÇÃO E CONCEITO DE BIOSSEGURANÇA
A biossegurança é voltada para a prevenção e minimização de riscos, para profissionais, paciente e ambiente, ela conscientiza as pessoas a se prevenir aos riscos do dia-a-dia no trabalho, também ajuda o meio ambiente, pois ela fala sobre a eliminação de resíduos. Ela nos alerta onde existem ricos e perigos. Ela orienta as empresas a oferecer total segurança aos trabalhadores como os equipamentos de seguranças (epi) e (epc).
A biossegurança também é importante na parte de desinfecção e esterilização, de hospitais, laboratórios de universidades, pro meio ambiente, e depois gera um procedimento de descarte de resíduas usados na área da saúde. Os conceitos da biossegurança é uma forma potencial que ajuda a todos entenderem os conhecimentos sobre prevenção e mudanças de hábitos nos locais.
TIPOS DE RISCO
Introdução
Devido a grande rotatividade de professores, pesquisadores, estagiários, alunos de graduação e pós-graduação e na variação de atividades no local de pesquisa ou aula, as características dos laboratórios de ensino e pesquisa se diferenciam de outros. A manipulação de produtos (orgânicos, solventes, tóxicos, abrasivos, irritantes, inflamáveis, entre outros). Microorganismos e parasitas com riscos de infectividade e morbidade são bastante variados nos laboratórios da área da saúde, e com isso temos que ter cuidados muitos maiores.
A biossegurança neste caso não pode ficar restrita aos cuidados com os organismos geneticamente