APS biossegurança
SUMÁRIO
Introdução a Biossegurança
Tipos de Riscos
Níveis de biossegurança
Precauções universais
Equipamentos de proteção EPI e EPC
Limpesa, desinfecção e esterilização
Gerenciamento de resíduos
Considerações finais
Fotos
BIOSSEGURANÇA
Definição:
Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenções, minimização ou eliminação de risco inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento, tecnológia e prestação de serviço visando a saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados. Tem como objetivo, controle dos métodos de segurança para evitar riscos aos trabalhadores, clientes, pacientes, cidadão e ao meio ambiente.
Assim normas de Biossegurança englobam todas as medidas que visam evitar tipos de risco.
TIPOS DE RISCO
RISCOS FÍSICOS
RISCOS QUÍMICOS
RISCOS ERGONÔMICOS
RISCOS BIOLÓGICOS
RISCOS ACIDENTES
Riscos Físicos: Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, ultra-som, materiais cortantes e ponteagudos, etc.
Riscos Químicos: Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostas ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.
Riscos Ergonômicos: Considera-se risco ergonômico qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento