Formação de carteis FGV
Módulo: 2
Atividade:
Título: Formação de Cartéis
Aluno:
Disciplina: Introd à economia
Introdução
Baseado na livre concorrência a economia de mercado é um sistema que busca diminuir a intervenção do Estado na economia. Liderado pela iniciativa privada esse modelo busca garantir a competição através da lei da oferta e da procura. A formação de cartéis visa interferir nessa lógica do sistema o que constitui crime contra a ordem econômica.
O cartel é uma prática onde ocorre a união de empresas que tem como objetivo aumentar o preço dos produtos ou restringir a oferta para os consumidores, dominando assim o mercado e suprimindo a livre iniciativa. Segundo Ferreira “Os cartéis são acordos firmados entre concorrentes, que visam ao estabelecimento de preços acima dos patamares determinados pelas forças de mercado, ou seja, ao aumento dos lucros de forma unilateral.”
Dessa forma esse trabalho busca de forma breve apresentar as principais características dos cartéis e a atuação do CADE no combate a essa prática no Brasil.
Principais características do cartel
As principais características de um Cartel são: controle do nível de produção e condições de venda, fixação e controle de preços; controle das fontes de matéria-prima; fixação da margem de lucro e divisão do mercado. Pois, com a pouca concorrência a vontade de inovar afeta diretamente o mercado pois o consumidor tornar-se efetivo da empresa e garantem o lucro dessas empresas que continuam a praticar tais atos. Além disso com apenas um acordo entre seus pares, aumentam os seus lucros e, em troca, não modernizam o setor cartelizado, por um exemplo. Temos o cartel como uma das condutas que mais prejudicam o interesse público e o seu bem-estar, assim como o próprio desenvolvimento econômico regional e nacional.
Importância do CADE
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – (CADE) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça, com