Estruturas de Mercado – A formação de um cartel (FGV)
Módulo: 02
Atividade: 10.2 – Atividade Individual
Título: Estruturas de Mercado – A formação de um cartel
Aluno: Marcelo Barbieri Antunes
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: IEPOS_T0349_0214
Introdução
A teoria dos jogos explicita que empresas podem obter lucro maior se estiverem concorrendo de maneira estratégica, entretanto, se em cooperação podem dividir o lucro entre si sem os riscos da concorrência.
Esse é o princípio básico do que podemos observar no suposto cartel do cimento relatado pelo conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alessandro Octaviani.
Estariam envolvidas neste cartel as principais produtoras do Brasil: Votorantim Cimentos S.A; Holcim do Brasil S.A.; Intercement (antiga Camargo Corrêa Cimentos S.A.); Cimpor Cimentos do Brasil Ltda; Itabira Agro Industrial S.A; e Companhia de Cimento Itambé.
Por conta desta conduta entre as empresas, o CADE propôs no dia 22 de janeiro de 2014 multa de R$ 3,1 bilhões às empresas envolvidas, além de multas à associações do setor e punições a 6 executivos e funcionários das empresas envolvidas no esquema.
Esta investigação iniciou, em 2006, após a denuncia de um ex-coordenador comercial da empresa Votorantin.
Principais características do cartel
O suposto cartel, segundo o relato Octavani, se extendia além da fixação de preços.
Em investigação do CADE, cada empresa rateava entre cada região de atuação, qual a capacidade produtiva e quais os clientes cada organização atenderia. Isto explicaria o fato de que nenhuma empresa que está em uma região vai para outra.
Além das mediadas acima ainda existiam mecanismos para impedir a entrada de novos concorrente e para prejudicar aqueles que não estavam alinhados com o esquema.
Importância do CADE
O CADE teve papel fundamental na investigação e punição das empresas envolvidas, uma vez que as práticas utilizadas prejudicam o consumidor pela falta de concorrência entre as