O Cardel
Módulo:2
Atividade: Identificar casos de cartéis por meio de Pesquisa
Título: O Cardel
Aluno:
Disciplina:
Turma:
Introdução
Para falarmos de cartéis, vamos iniciar falando sobre economia de mercado. Onde os interessados pela produção econômica, são as empresas privadas, em que estas, capturaram a maior parte dos meios de produção.
Geralmente o tipo de cartel mais freqüente é o de empresas que produzem artigos semelhantes e que alinhando seus interesses tendem a constituir um monopólio de mercado.
A fixação de cartel constitui crime contra a ordem econômica, com pena de multa ou até mesmo prisão.
Principais características do cartel
Sendo assim, os cartéis é um acordo entre empresas, e seus objetivos são de aumentar o lucro. Uma condição privilegiada para impor preços e condições ao mercado.
Setores com maior incidência de cartéis. No Brasil, os setores de maior incidência de cartéis e os principais casos são: Cimentos, Combustíveis Empresas aéreas, Vitaminas, Medicamentos Genéricos e Transporte coletivo urbano.
Dentre os diversos segmentos com suspeita de formação de cartel, o mais notório é o Setor de Petróleo, tendo como exemplo os cartéis dos postos de gasolina regionais e nacionais; temos ainda o Setor de Siderurgia, com o caso da Vale do Rio Doce, que após uma reestruturação em virtude de sua privatizada desencadeou uma serie de novas aquisições, o caso dos Aços Planos envolvendo as empresas CSN, Cosipa e Usiminas; o Setor de Bebidas, com o caso da fusão das Cervejarias Brahma e Antarctica, empresas líderes e vice-líderes no segmento de cervejas, formando a AmBev grande potencia nesse mercado; o Setor Alimentício, com a tentativa de aquisição da Garoto pela Nestlé, aquisição da Kibon pela Gessy Lever, fusão entre a Bertin e Friboi para formar a JBS; o Setor Farmacêutico e de Higiene Pessoal, com o caso das insulinas, envolvendo as empresas NN Holding do Brasil e Biopart Ltda. e da aquisição