Formação continuada
Faculdade de Educação
Edu01013 – Intervenção pedagógica e necessidades educativas especiais.
Fabiana Fattore Serres
Diferenças e Semelhanças, Preconceitos e Superação – A História de Peter.
Entre os entraves encontrados na inclusão de pessoas com deficiência nas escolas, na minha opinião o maior é o mito criado em torno do assunto, bem como, o silêncio a este respeito. A inclusão de alunos deficientes nas escolas é um grande desafio, este assunto traz muita bagagem e pré-conceitos difíceis de serem quebrados. Na História de Peter que assistimos, a professora e os alunos, no início, ficaram constrangidos e sem saber como agir na presença de Peter, a professora muitas vezes deixou que as próprias crianças resolvessem as confusões. Atravessada esta etapa de estranhamento inicial a professora muda sua atitude e auxilia Peter a obter novos saberes e a construir novas relações com o mundo.
Ensinar é tocar o aluno, viajando com ele, onde razão e fantasia complementam um sonho, o imaginário; ensinar é perturbar o estável, o igual, estimulando e alertando para outras facetas dos fenômenos, incentivando o trânsito por novos horizontes. A educação é um caminho e um percurso, com determinações e oportunidades de escolhas, com parâmetros e iniciativas, acertos e erros, que vão se incorporando em quem ensina e em quem aprende. (Eizirik, 2003)
Acredito que o importante é colocar este assunto em pauta, sensibilizando as pessoas. Não se fazem mudanças de um dia para o outro, mas para realizá-las é necessário começar através de ações corajosas e difíceis. Precisamos quebrar pré-conceitos, com novos olhares, mais tolerância aos erros e às diferenças, estabelecer vínculos, surpreender e ser surpreendido. No filme a professora e os alunos relatam a sua surpresa de que ao tentar ensinar Peter acabam por aprender muito.