Formação continuada de docentes
Antônio Monteiro de Sabóia Neto
Prof. Orientador: Maria da Conceição Lima da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia ( PED – 9111) Memorial de Estágio IV – Supervisão Escolar
28/04/2012
INTRODUÇÃO
Este memorial tem como finalidade descrever as práticas vivenciadas por mim no estágio de numero quatro, estágio de supervisão, na qual fui para a escola para ver como é o dia-a-dia do supervisor escolar, e como ela realiza suas atividades frente à comunidade escolar. Ao qual foi realizado na escola Brincando de ABC, que tem como Supervisora a senhora Daniele Batista Maciel Frazão, que é Graduada no Curso de Normal Superior e Pós-graduada em Gestão Escolar.
Antes de iniciar as observações do trabalho da Supervisora, observei a estruturação e condições dos aspectos físicos da escola, assim como também a formação de todos de todo o corpo docente da escola e todos que compõe a gestão da escola , como gestor, supervisor, orientador e secretario.
Após o levantamento de todos esses dados foi ai então que elaborei um questionário, ao qual foi respondido pela Supervisora da unidade escolar que eu apliquei o meu projeto de estágio a Senhora Daniele Batista, que se mostrou muito segura nas suas respostas, e segura quanto ao seu papel perante a unidade escolar que tema incumbência de supervisionar.
Para que fosse possível a construção do meu projeto de estágio, foi também necessário que fizesse um levantamento científico ao qual embasarão o meu projeto tais como: Paulo Freire, Urbanetz, Silva e Nérici que foram fundamentais para dar veracidade aos estudos levantados.
2 O PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR, FRENTE A ORGANIZAÇÃO DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS DO QUADRO FUNICIONAL DA UNIDADE ESCOLAR.
É de fundamental importância que os supervisores escolares estejam sempre bem qualificados, perante as novas tendências tecnológicas que