Dificukdade em jerusálem
12092 palavras
49 páginas
Surgem as Dificuldades em Jerusalém(Atos 21:17 - 28:31) Paulo chega a Jerusalém (Atos 21:17-26)
Quando Paulo e seus companheiros chegaram a Jerusalém com a doação das congregações gentias, os irmãos os receberam calorosamente. Ngráo dia seguinte foram ver Tiago, e todos os anciãos estavam presentes. Paulo os saudou e, pormenorizadamente, contou o que Deus tinha feito entre os gentios através do seu ministério. Tendo ouvido seu relato, eles glorificaram a Deus. Então, disseram a Paulo: Vê, irmão, quantos milhares de judeus têm crido e todos eles são diligentes em guardar a lei. Foi-lhes dito que você ensina todos os judeus que vivem entre os gentios para deixarem de seguir Moisés; que você lhes diz para não circuncidarem seus filhos nem viverem de acordo com os costumes da lei. O que pode ser feito a respeito disso? Eles certamente saberão que você veio. Portanto, aceite nossa sugestão: há quatro homens entre nós que fizeram voto. Tome estes homens e purifiquem-se você e eles, e pague as despesas que tiverem pela sua purificação, para que possam ter suas cabeças raspadas. Desse modo, todos saberão que não há verdade nesses rumores sobre você, mas sim que você está vivendo em obediência à lei. Quanto aos irmãos gentios, escrevemos e concluímos que eles não precisam observar nenhuma dessas coisas, exceto que devem abster-se de coisas sacrificadas aos ídolos, de sangue, de animais que tenham sido estrangulados e da fornicação. Aceitando o conselho deles, Paulo pegou os homens e, no dia seguinte, tendo se purificado com eles, entrou no templo para avisar da data quando os dias da purificação term inariam, e a oferenda seria feita por cada um deles.
Participar deste voto não comprometia de forma alguma a crença de Paulo de que os gentios não estavam sujeitos à lei de Moisés.
O voto dos quatro homens era quase certamente um voto de nazireu. No término do prazo, o cabelo, deixado crescer enquanto durava o voto, era raspado e queimado no fogo que estava debaixo do