Formaçao de professores
FORMAÇAO DE PROFESSORES E PRATICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DO CAMPO:
UMA ANÁLISE DO COTIDIANO ESCOLAR
Dissertação apresentada a UFMT
Autora do projeto:
LEILA VALDEREZ SOUZA GATTASS
REALIZADO EM 2006
OBJETIVO:
-Formar professores para atenderem as reais necessidades do povo que habita o campo, pois a ação do professor pode educar como também deseducar, é preciso atenção para que a educação ao tentar ensinar ela poderá deformar os sujeitos, aqui chamados de alunos. As pessoas do campo aprendem interagindo com a natureza, no trabalho com seus pais e avós, nas igrejas, onde se encontram para celebrar cantar, e nas marchas. Os professores devem estar preparados para levar conhecimento ás pessoas sem tirar a essência delas sem querer mudar seus costumes, respeitando sua diversidade social, cultural e ambiental preservando-as.
-Investigar a formação docente dos profissionais da escola rural, o grau de escolaridade tempo de exercício docente, e se foi em escola rural ou urbana, o pensamento acerca da educação de escola do campo, de pratica pedagógica e formação docente para a escola do campo, que na sua maioria são constituídas por classes multisseriadas com series/anos regulares, ou seja, um professor da aula para diversas series ao mesmo tempo. E muitas vezes esses professores são desqualificados para a função, pois são leigos ou sem formação alguma para dar aulas.
Este estudo foi efetuado em 03 (três) escolas da zona rural localizadas no município de: Cáceres – MT
O PROBLEMA DA PESQUISA:
-Como é feita a formação dos professores que atuam na escola do campo, esses professores, tem algum preparo especial para dar aulas para classes multisseriadas ou diversas turmas ao mesmo tempo? Qual a formação acadêmica destes professores?
METODOLOGIA:
Esta Pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa, com entrevistas, observações da pratica em sala de aula, e analise de documentos, como planejamentos, projetos pedagógicos entre outros. Além de