Formas de prevenção do HIV
Algumas pessoas falam de "partilha de fluidos corporais" como sendo um risco para o HIV, mas não há nenhum caso documentado de HIV transmitido pelo suor, pela saliva ou pelas lágrimas. Contudo, mesmo pequenas quantidades de sangue na sua boca pode transmitir o HIV durante o beijo ou no sexo oral. O sangue pode vir da lavagem dos dentes ou de ferimentos causados por doenças das gengivas ou por comer comidas muito quentes ou picantes.
Para se infectar alguém o vírus tem que atravessar as defesas do corpo. Estas incluem a pele e a saliva. Se a sua pele não está cortada ou gretada ela protege-o contra a infecção pelo sangue ou líquidos sexuais. A saliva pode ajudar a matar o HIV na sua boca.
Se o sangue ou os líquidos sexuais penetram no seu corpo você pode ficar infectado. Isto pode acontecer através de uma úlcera ou ferida, durante a actividade sexual ou pela troca seringas ou material infectado.
O HIV pode também ser transmitido da mãe para o filho durante a gravidez ou no parto. É a chamada "transmissão vertical". Uma criança também pode ser infectada através do leite da mãe. O Fact Sheet 611 tem mais informação sobre gravidez. Um adulto que entre em contacto com o leite materno de uma mulher infectada pelo HIV pode ficar exposto ao HIV.
Como se proteger a si próprio e outras pessoas?
A menos que esteja 100% seguro de que você e o seu parceiro não têm uma infecção pelo HIV você deve tomar medidas para prevenir que seja infectado. Este folheto dá-lhe uma visão geral sobre a prevenção do HIV e leva-o a outros folhetos mais detalhados em tópicos específicos.
Actividade sexual
Você pode evitar qualquer risco