formas de capitalismos
sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
Sociabilidades
e padrões sociais
Coação/Coerção
e Coesão/Adesão
Há
muitas definições na Sociologia sobre a categoria trabalho;
Historicamente
Categoria
o trabalho assumiu diversas conotações
trabalho torna-se pedra de toque na sociologia burguesa ou
sociologia marxista – Claus Offe;
Que
tipo de conceito adotaremos – o marxista
Trabalho
em Marx assume um significado ontológico,
ANTES DO CAPITALISMO
2. O trabalho na sociedade greco-romana
Os gregos utilizavam vários termos para designar o que hoje entendemos por trabalho. Alem disso, a organização da sociedade grecoromana era também diversa da nossa e, portanto, a divisão do trabalho e as relações sociais de produção também o eram.
Segundo Hanna Arendt, pensadora alemã, os gregos possuíam três concepções para a idéia de trabalho: labor, poiesis e práxis
ANTES DO CAPITALISMO
2. O trabalho na sociedade greco-romana
Labor
Poiesis
Práxis
esforço físico voltado para a sobrevivência do corpo. É uma atividade passiva e submissa ao ritmo da natureza(ex. o trabalho do agricultor, o trabalho de parto). a ênfase recai sobre o fazer, o ato de fabricar, de criar alguma coisa ou produto através do uso de algum instrumento ou mesmo das próprias mãos. ( ex. o trabalho do artesão, do escultor). atividade que tem a palavra como seu principal instrumento, isto é, que utiliza o discurso como um meio para encontrar soluções voltadas para o bem-estar dos cidadãos. É o espaço da política, da vida publica.
Embora o trabalho seja um fenômeno essencialmente humano e realizado somente pelo homem, as formas como ele age sobre a natureza a fim de satisfazer suas necessidades variam com a história e com a sociedade;
O trabalho é assim não só um processo