Trabalho capitalismo uma forma de amor
Crítica/Comentário
O filme mostra com verdade e exatidão, as reais faces do sistema capitalismo sobre a população Norte Americana e como ela influi negativamente em seus modos de vida.
É possível perceber através do filme que, o sistema capitalista privilegia apenas alguns, tornando realmente um sistema anti democrático, já que apenas alguns si favorecem através dele.
Uma reflexão muito bem abordada pelo filme é a ação e descaso as empresas privadas para com seus funcionários ,descumprindo leis presentes na constituição americana, principalmente com a demissão e em seguida a não indenização dos seus funcionários.
Outro aspecto fundamental no filme é a quebra do sistema, que dá inicio há um colapso decorrente da crise dos empréstimos e dividas que faz com que milhares de famílias, se tornem vitimas de programas do governo, perdendo suas casas e se tornando-se vitimas de dividas que fazem com que essas muitas vezes percam tudo.
A crise de que falamos, atinge prioritariamente as famílias de classe média ou baixa que são as que menos possuem condições para se reerguer da crise, que passa a atingir o pais naquele momento.
Enquanto isso corretores aproveitam a situação para vender e revender casas de famílias que foram despejadas, que na maioria das vezes não tem para onde ir, e só possuíam a própria casa como único bem..
E mostra principalmente que a população quando se une pode dar literalmente um golpe no sistema. Apesar de mostrar essas facetas de modo informal, o filme consegue desvendar todo o jogo de poder por trás de tudo e consegue achar culpados (funcionários do próprio governo de grandes bancos) além de cobrar que essas pessoas sejam presas.
Moore, consegue mostrar toda história por tras da crise econômica atual que abalou não apenas o EUA, e para isso aborta questões históricas como a crise de 1929 ,a politica adotado por Roosvelt que é no documentário tem aspecto de herói, o que na minha opinião é o único momento em que