formas de atuação do assistente social
O Serviço Social está com muita força, inserida em diversos campos. O profissional pode trabalhar com grupos diversos, como, por exemplo, crianças, adolescentes, idosos e até mulheres vítimas de violência", explica.
O campo de atuação do profissional, atualmente, abrange seis grandes áreas: Educação, Saúde, Justiça, Previdência Social, Sistema Penitenciário e Obras Sociais. "O assistente social atende, especialmente, a questões familiares. Em instituições públicas e ONGs,
Assistência à criança e ao adolescente: desenvolver e implantar projetos de apoio à educação e acompanhamento de crianças e jovens carentes. Na Justiça, acompanhar os processos envolvendo crianças e adolescentes em situações de risco social, de adoção e de disputa de guarda.
Educação: criar e implementar programas de bolsas e auxílio financeiro.
Empresas: organizar e executar programas educativos.
Habitação: auxiliar na implementação de programas habitacionais.
ONGs: criar, implementar e acompanhar trabalhos sociais.
Saúde: participar de campanhas públicas de prevenção de doenças. Prestar assistência a pacientes e a seus familiares.
Sistema penal: desenvolver e executar programas de assistência social em penitenciárias e junto a familiares de presos.
O assistente social trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigo de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação, para a reintegração dos marginalizados. Em órgãos públicos, formula projetos e políticas que atendam aos segmentos excluídos da sociedade. Em empresas, realiza campanhas de segurança no trabalho e acompanha funcionários nas questões de saúde, finanças, sociais e familiares.