Lista de formas de atuação do assistente social
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTACIA
FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS
GISELE BERGAMO – RA: 203907
JOSIANI MAURA FURQUIM – RA: 204155
MARIELLE CORRA BUENO – RA: 204128
VANIA ANTUNES ALVES RODRIGUES – RA: 204098
PROFESSOR EAD: PROF: ELOISA CASTRO BERRO
PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL: LILIAN JULIANE REIS ALVES
FARTURA
OUTUBRO 2011
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTACIA
FUNDAMENTOS DE POLITICAS SOCIAIS
Trabalho apresentado a professora Eloisa Castro Berro, disciplina Fundamentos da Politica Social. Tema apresentado: Politicas Publicas e Constituição de 1988.
FARTURA
OUTUBRO 2011
Torna-se importante aqui ressaltar a diferenciação entre Estado e governo. Para se adotar uma compreensão sintética compatível com os objetivos deste texto, é possível se considerar Estado como o conjunto de instituições permanentes – como órgãos legislativos, tribunais, exército e outras que não formam um bloco monolítico necessariamente – que possibilitam a ação do governo; e Governo, como o conjunto de programas e projetos que parte da sociedade (políticos, técnicos, organismos da sociedade civil e outros) propõe para a sociedade como um todo, configurando-se a orientação política de um determinado governo que assume e desempenha as funções de Estado por um determinado período.
Estado não pode ser reduzido à burocracia pública, aos organismos estatais que conceberiam e implementariam as políticas públicas. As políticas públicas são aqui compreendidas como as de responsabilidade do Estado – quanto à implementação e manutenção a partir de um processo de tomada de decisões que envolvem órgãos públicos e diferentes organismos e agentes da sociedade relacionados à política implementada.
Neste sentido, políticas públicas não podem ser reduzidas a políticas estatais.
E políticas sociais se referem a ações que determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas, em princípio, para a