A dimensão Técnico-operativa do Trabalho do Assistente Social
Lucineide Adriana dos Santos
Prof.ª Mariana Penna
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (SES 2031) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
24/09/10
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo principal desenvolver um conhecimento técnico sobre como aplicar os instrumentos e técnicas no exercício profissional do Assistente Social nos diversos campos de atuação. As transformações sociais têm demandado ao Serviço Social novas habilidades e competências, impulsionando a categoria profissional para uma atuação diferenciada. Neste sentido, apresenta-se a dimensão técnico-operativa, situando a instrumentalidade do Serviço Social. Esses instrumentos de ação profissional podem ser desenvolvidos nas diversas áreas (pública, privada, empresas, ONGs, etc.), visando à transformação da sociedade, alavancando condições de empoderamento da população usuária na construção da autonomia e protagonismo social.
Palavras-chave: Serviço Social. Atuação profissional. Instrumentos de trabalho do Assistente Social. Aplicabilidade técnico-operativa.
1 INTRODUÇÃO
O profissional do Serviço Social é aquele que, ao longo dos anos, trabalha no enfrentamento das diversas expressões da questão social. Sua atuação desenvolve-se no antagonismo de classes, ao qual se torna mediador entre ambas as partes. Para tal, maneja suas ações dentro das suas competências teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política. Dessa forma utiliza o seu arcabouço instrumental para posicionar-se diante da realidade com atitude investigativa e analítica, respondendo as demandas sociais, possibilitando aos demandatários, o acesso aos direitos sociais e proporcionando a transformação social.
.
2 O ASSISTENTE SOCIAL E SEU ARSENAL TÉCNICO-OPERATIVO: APLICABILIDADE NAS DEMANDAS E ATUAÇÃO NA REALIDADE COTIDIANA
É sabido que o Serviço Social se constituiu como profissão no momento