formas cosmeticas
Biotipo cutâneo
Relatório de aula prática
Nomes:
Amanda Ozorio de Moura 20606698
Carina Almeida 20570309
Eliane Narumi Yoshika 20611622
Natália P. Arboitte 20530844
Rosiane de Jesus Costa 20543740
Tamires Priscila R. Viana 10123314
Thais dos Anjos Lorenço 20611310
São Paulo, 2014.
Formas Cosméticas
Emulsão: características heterogênicas formadas pela combinação de liquido imiscível (que não se misturam), devido à presença de emulsionantes (tensoativos), que tornam miscíveis ambos os líquidos, onde está disperso no outro em forma de pequenas gotículas. Os emulsionates (tensoativos) reduz a tensão superficial de um dos líquidos. As emulsões são classificadas de acordo com sua viscosidade (consistência), como: .Leites – emulsões sem viscosidade. .Loções cremosas – emulsão mais fluida. .Cremes – emulsão com alta viscosidade.
Emulsões são utilizadas em cosméticos para aplicação tópica favorável a todos os tipos de pele, nas quais se podem incorporar ativos hidrossolúveis ou lipossolúveis.
Quanto à fase aquosa e fase oleosa, as emulsões são classificadas em:
Água em óleo (A\O): água com fase dispersa sob pequenas partículas na fase oleosa.
Óleo em agua (O\A): é composta pela dispersão do material oleoso na fase aquosa.
Polifases (A\O\A): gotas de agua inseridas na fase dispersa da emulsão A\O ou O\A\O- onde gotas de óleo estão dentro da fase dispersa da emulsão O\A. As polifases são obtidas pela adição a uma emulsão primaria, de uma terceira fase contendo um emulsionante (tensoativo). O interesse nesse tipo de emulsão reside em sua capacidade de encapsular, ou seja, proteger ingredientes ativos sensíveis e obter produtos com liberação prolongada.
Emulsão polimérica: polímero é uma molécula muito grande, formada por varias moléculas pequenas e idênticas, unidas entre si por meio de ligações covalentes. Os espessastes poliméricos podem ser utilizados como emulsionantes primários criando o