formas cosmeticas
Loção: corresponde a uma solução de substâncias químicas em que o líquido é transparente ou opaco, incolor ou colorido, podendo seu veículo serem constituído por água, álcool, propilenoglicol ou outros, só ou ministrados entre si. Ex: loção adstringente, loção tônica, etc.
Cremes: formas cosméticas pastosas, emocionadas, compostas essencialmente de água e substâncias graxas que, dependendo do tipo de emulsão e dos ingredientes, destinam-se à limpeza, proteção, hidratação, nutrição e conservação de um aspecto sadio da pele.
Leite: denominações vulgares das emulsões e fluídas que lembram, por sua aparência física, o leite de vaca. Os leites são emulsões água em óleo ou óleo em água que, aplicadas sobre a pele, têm efeito refrescante e lubrificante. Ex: leite de azule no, leite de ginseng.
Emulsão: é um sistema constituído de duas fases que podem ser dois líquidos, ou líquido e sólido, ou líquido e gás, onde os dois são completamente imiscíveis. Uma das substâncias, geralmente o líquido, é disperso no outro e ele permanece no sistema em estado de pequenas gotículas. Proporcionam consistência ou viscosidade, estabilidade, comportamento na aplicação na pele, cor e odor.
Loção tônica: é uma forma cosmética composta de substâncias líquidas miscíveis entre si, com o objetivo de corrigir o ph da pele. Pode ser usada em qualquer tipo de pele.
Loção adstringente: forma cosmética que tem como objetivo dar adstringência à pele, ou seja, há uma interação química entre os princípios ativos da loção com as enzimas da pele, que tem como conseqüência um relativo fechamento dos óstios. Indicado para peles mistas e oleosas.
Gel: forma viscosa obtida mediante colóides protetores transparentes ou não e que podem deixar ao secar, uma película plástica, dependendo de sua formação.
Máscaras: são massas plásticas úmidas, que ao serem aplicadas sobre a pele volatilizam seu solvente e ficam