formas alternativas de tratamento de esgoto
CURSO: TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
ALUNO: MARCOS DE ALMEIDA GONÇALVES
PROFESSOR: ANTONIO MARCOS
DISCIPLINA: TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
FORMAS ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO
25/03/2014
FORMAS ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO
BIODIGESTORES
Os biodigestores são compostos por um tanque digestor anaeróbio que contém o material orgânico misturado com água, sem contato com a luz e ar, e um armazenador para o biogás produzido na fermentação. Permitem o tratamento de outros resíduos sólidos (lixo orgânico, excretas de animais) e produz biogás que pode ser utilizado como combustível em outras atividades, bem como composto para ser disposto como adubo. Pode apresentar odores e sua construção é relativamente complexa, dependendo ainda das condições climáticas, que afetam seu relacionamento.
FOSSA SÉPTICA COM CÍRCULO DE BANANEIRAS
A fossa séptica com círculo de bananeiras consiste em despejar o efluente em um poço com britas coberto por solo do local (2 metros de diâmetro e 1 metro de profundidade), rodado de bananeiras espaçadas de 60 cm. AS bananeiras se adaptam bem a solos úmidos e ricos em matéria orgânica. Também podem ser plantados lírios e mamoeiros. Sua principal manutenção é a colheita dos frutos e evitar crescimento excessivo de vegetação no local.
FOSSA SÉPTICA BIODIGESTORA
O sistema desenvolvido pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária) denomina-se Fossa Séptica Biodigestora, para substituição de fossas negras existentes na zona rural e produção de adubo orgânico. É composto por três caixas de cimento de amianto, interligadas por tubulação de PVC, nos quais o esgoto (somente águas negras) permanece por um mês, sendo posteriormente aplicado no solo como adubo orgânico. Necessita de uso de esterco bovino para ativar o