formador
Existem muitas formas de definir comunicação,
“Comunicação significa ‘estar em relação com’. Representa a ação de pôr em comum, de compartilhar as nossas ideias, os nossos sentimentos, as nossas atitudes. Nesse sentido, identifica-se com o processo social básico: a interação. É uma troca de experiências socialmente significativas; é um esforço para a convergência de perspetivas, a reciprocidade de pontos de vista e implica, dessa forma, certo grau de ação conjugada ou cooperação.”
(E. Menezes)
“Comunicação é o processo através do qual um indivíduo dirige um estímulo que visa a favorecer uma alteração no recetor de forma a suscitar uma resposta.”
(Berlo)
Comunicação é um conceito amplo, mas pode ser entendido como o processo pelo qual as ideias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social.
O processo de comunicação pode ser descrito da seguinte maneira:
O EMISSOR envia uma MENSAGEM, por meio de um CANAL, para o RECEPTOR, que a decodifica e retorna ao EMISSOR uma outra mensagem, o
FEEDBACK, que realimenta o ciclo.
Trata-se de um modelo que pretende representar de forma ideal o processo de comunicação. Entretanto, na prática, esse processo não é tão perfeito como está descrito no esquema. Durante o percurso, ocorre uma série de interferências, advindas de inúmeros fatores relacionados com a complexidade das relações humanas.
Interferências
As interferências podem ter diversas origens e derivar do:
EMISSOR (se falar baixo ou utilizar termos desconhecidos pelo receptor).
CANAL (texto escrito com letra ilegível).
RECEPTOR (se tiver dificuldades para ouvir ou não dominar o idioma).
As interferências também são chamadas de Ruídos e podem estar presentes em todos os elementos do processo de comunicação ao mesmo tempo.
Existem diversos tipos de interferências, que muitas vezes fazem da comunicação uma fonte de desentendimento, desencontros e