Formador
O Currículo (Curriculum Vitae) é o registo da sua história profissional. Trata-se de um documento do qual deve constar o resumo dos seus dados pessoais, da sua formação, experiência profissional e também de actividades não profissionais.
Deverá elaborar o seu currículo de forma a destacar as suas habilidades e realizações, com o maior cuidado possível, uma vez que este irá representar a sua imagem junto da Empresa ou organismo ao qual se candidata.
O Currículo é um "cartão de visita" que um candidato apresenta ao seu potencial empregador. Desta forma deverá elaborar o currículo de forma a "seduzir" o empregador para que este tenha vontade de o conhecer pessoalmente.
O Currículo é a sua publicidade pessoal junto da entidade empregadora e deverá ser elaborado para interessar o empregador em querer conhecê-lo e desta forma obter uma entrevista com este.
Todavia, redigir um bom currículo não é fácil. Exige um bom planeamento, método, capacidade de síntese e muita objectividade.
Deverá também analisar e reflectir sobre o que fez até à data e nos objectivos reais de carreira e de emprego. Pense no que é que gostaria de fazer actualmente, onde e nos seus objectivos de futuro, ou seja, reflicta sobre os seus objectivos de curto e longo prazo. Desta forma, poderá definir objectivos mais claros acerca da sua carreira profissional, conseguindo um emprego "à sua medida" conciliando as suas necessidades imediatas e a sua realização profissional.
Algumas dicas para elaborar um BOM Currículo:
- O Currículo não deve ultrapassar as três páginas;
- Deverá adequar o currículo à empresa a que se candidata. As entidades empregadoras reconhecem muito rápido um currículo enviado em série;
- Deverá colocar os dados essenciais e adequados ao tipo de Empresa ou organismo a que concorre, destacando os elementos que acha mais importantes para o potencial empregador;
- Deverá ser simples e objectivo, não