formacao media
Determina as projecções e a verdadeira grandeza da figura da secção produzida pelo plano de topo δ num prisma quadrangular oblíquo com as bases contidas em planos horizontais, sabendo que: o quadrado [ABCD], com 5 de lado, é a base de menor cota do prisma; o ponto A (-1; 3; 1) é o vértice mais à esquerda do quadrado; o vértice B, consecutivo de A, pertence ao plano frontal de projecção; as arestas laterais do prisma medem 7 e estão contidas em rectas frontais que fazem ângulos de 60° (ae) com o plano horizontal de projecção; o traço frontal do plano δ faz um diedro de 50° (ad) com o eixo x e intersecta esse eixo num ponto com 2,5 de abcissa. Nota – na apresentação, deve se anotada a invisibilidade das arestas do sólido (prisma), bem como dos lados da figura da secção; a figura da secção em verdadeira grandeza deve ser tracejada.

Representa, pelos seus traços, o plano de rampa ρ, sabendo que: o traço horizontal tem 8 de afastamento e o traço frontal tem 3 de cota. Representa pelas suas projecções uma pirâmide quadrangular oblíqua, situada no 1.º diedro e com a base [ABCD] contida no plano horizontal de projecção, sabendo que: uma diagonal da base é o segmento [AC] que mede 7 e é de topo; o vértice A tem 4 de abcissa e 1 de afastamento; o vértice principal da pirâmide é o ponto V, com 6 de cota e cuja projecção horizontal é coincidente com a projecção horizontal do ponto C. Determina as projecções da secção e a verdadeira grandeza da figura da secção produzida pelo plano de rampa ρ na pirâmide. Destaca a traço forte, apenas, a parte do sólido que contém a base e preenche as projecções da secção com tracejado de linhas paralelas ao eixo x.

Representa, em dupla projecção ortogonal, uma pirâmide pentagonal regular de base horizontal e, ainda, um plano de topo θ, de acordo com os dados abaixo apresentados. Representa as projecções do contorno da secção produzida na pirâmide pelo plano θ e determina a verdadeira