Forma O Do Estado Moderno
A evolução política do século XIV deu origem aos Estados Modernos; os senhores feudais foram substituídos por reis poderosos que, gradativamente, introduziram e aperfeiçoaram formas mais eficientes de governo. O espírito de contínuas indagações individuais provocou o movimento que cindiu a Igreja universal, a Reforma.
Os descobrimentos ultramarinos desenvolveram o comércio, melhoraram as condições de vida, introduziram na Europa produtos até então raros ou desconhecidos. A vida urbana em expansão aumentou o bem-estar da classe média, vigorosa defensora do sistema da economia individualista, o chamado capitalismo, que transformaria a Europa no centro econômico do mundo.
A necessidade de encontrar-se um poder regularizador, pacificador, unificador levou a burguesia a dar seu apoio aos reis. Foi-se impondo, aos poucos, a tendência centralizadora do ponto de vista administrativo, geográfico, cultural, esboçando assim os Estados Modernos, a Europa Moderna.
* O Estado Moderno. Com o apoio da burguesia, os reis, partindo de seus próprios domínios territoriais, puderam pouco a pouco constituir um Estado unitário, caracterizado em grande parte pela comunhão de origem e língua de seus habitantes.
* Formação do Estado Moderno. Durante o século XV e início do século XVI, vencido o poderio dos senhores feudais, foram surgindo os Estados Modernos, através do fortalecimento da autoridade monárquica, da definição de fronteiras nacionais e da unidade linguística e cultural de cada povo.
O estados formados foram: Reino de Portugal, Reino da França, Reino da Inglaterra, Reino da Espanha, Reino da Polônia, Reino da Hungria, Reino da