Forma e Desforma
1.1 Fôrmas
1.2 Definição
São as estruturas provisórias, geralmente de madeira, destinadas a dar forma e suporte aos elementos de concreto até a sua solidificação. Além da madeira, que pode ser reutilizada várias vezes, ultimamente têm sido muito utilizadas também fôrmas metálicas e mistas.
1.3 Função
A principal função da forma é dar suporte para estruturas de concreto, até que elas tenha adquirido resistência suficiente para suportar a carga imposta a elas.
1.4 Tipos de Formas
Em geral as fôrmas são classificadas de acordo com o material e pela maneira como são utilizadas, levando em conta o tipo de obra.
1.4.1 Fôrmas de madeira
Muitas são as razões para as fôrmas de madeira serem mais utilizadas na construção civil. Entre elas estão: a utilização de mão-de-obra de treinamento relativamente fácil os carpinteiros; o uso de equipamentos relativamente baratos (serras manuais e mecânicas, furadeiras, martelos etc.); boa resistência a impactos e ao manuseio ; ser de material reciclável e possível de ser reutilizado e por apresentar características físicas e químicas condizentes com o uso. As restrições ao uso de madeira como elemento de sustentação e de molde para concreto armado se referem ao tipo de obra e condições de uso, como por exemplo: pouca durabilidade; pouca resistência nas ligações e emendas; grandes deformações quando submetida a variações bruscas de umidade; e ser inflamável.
1.4.2 Fôrmas metálicas
São chapas metálicas de diversas espessuras dependendo dos elementos a concretar e dos esforços que deverão resistir. As chapas metálicas são indicadas para a fabricação de elementos de concreto pré-moldados, com as fôrmas permanecendo fixas durante as fases de armação, lançamento e cura. Em geral possuem vibradores acoplados nas próprias fôrmas. Nas obras os elementos metálicos mais usados são as escoras e travamentos. Embora exijam maiores investimentos, as vantagens do uso de fôrmas metálicas dizem respeito