Forjamento
Claudia Aparecida de Melo
Jean Rafael Duarte
Marcelo José Vergino
PROCESSO DE FORJAMENTO
Votorantim/SP
2013
1
FACULDADE PITÁGORAS VOTORANTIM
Claudia Aparecida de Melo
Jean Rafael Duarte
Marcelo José Vergino
PROCESSO DE FORJAMENTO
Trabalho apresentado ao Prof. Roque. Da disciplina:
Processos contínuos da produção. Turma 5º semestre
Período Noturno. Do curso de Engenharia de Produção.
Da Faculdade Pitágoras.
Votorantim/SP
2013
2
1.
INTRODUÇÃO
O processo de forjamento é um dos mais antigos da época atual, este processo deu inicio quando os povos medievais precisaram melhorar seus equipamentos de guerra como espadas, escudos, armaduras, pontas de flechas e entre outros, estes produtos eram confeccionados por meio de ferreiros, pessoas usavam da arte e força conformação de aços, prata e ouro. Eles aqueciam o material para ter um maior escoamento e por meio de marteladas eles conformavam as figuras desejadas.
Com a chegada da primeira Revolução Industrial, os empreendedores da época perceberam que para ter um aumento em sua produção e uma gama maior de produto era preciso investir melhorar seus processos de produção, foi então que por meio de estudos a mão do ferreiro foi substituída por fornos de aquecimento por indução, prensas, rebar badores e etc.
3
2. Conceito de Forjamento
Forjamento é um processo de conformação mecânica, que resulta em uma mudança permanente nas dimensões finais e nas características metalúrgicas de uma peça, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho (Metal Mundi, 2010).
2.1 Tipos de forjamentos e seus conceitos
Forjamento á Frio: é uma deformação plástica de metais, sem aquecimento, onde o material é forçado por compressão, a fluir entre uma matriz e um macho, resultando na obtenção de peças com diversas forma e tolerâncias de precisão. Este é um processo usado para mover o metal (blank) dentro