as três gerações do romantismo
(Portugal-Brasil)
Nome: Lucas Ricarte de Oliveira
Nº 14
Série: 3°D
Prof: Sebastião
Data: 27/02/2014
Índice
Pg1 ... Introdução
Pg2 ... As três gerações do romantismo em Portugal
Pg3 ... As três gerações do romantismo no Brasil
Pg4 ... Conclusão
Pg5 ... Bibliografia
Introdução
Será abordado o Romantismo em Portugal e no Brasil
As três gerações românticas em Portugal
O Romantismo foi um movimento artístico que surgiu no início do século XII, em que as pessoas demonstravam situações vividas de: amores trágicos, sonhos, paixões, saudade e pensamentos em forma de poemas.
Primeira geração:
A primeira geração romântica em Portugal surgiu no século XIX entre (1825-1840) e um dos maiores nomes da geração foi Almeida Garrett, que foi um escritor dramaturgo romântico, uma das suas maiores obras foi o poema de camões e também a prosa, viagens a minha terra, muito conhecida atualmente.
As características da primeira geração foram esses: Sobrevivência de características neoclássicas; Nacionalismo; e medievalismo.
Segunda geração:
A segunda geração (Ultra-Romantismo) 1840-1860- nessa geração os escritores atingiram plena dominância no assunto. A visão egocêntrica do mundo, a melancolia, a atração pela morte, todas essas tendências fizeram-se sentir intensamente durante esse período. Surgiram muitos poemas melancólicos na época, que decerto gerou vários conflitos e criticas.
Decerto um dos maiores nomes da segunda geração foi Camilo Castelo Branco, que teve uma vida muito atribulada e impulsiva, o que chamavam de uma vida tipicamente romântica. E uma de suas maiores obras foi “Amor de Perdição” (1862).
As características da segunda geração foram essas: Excessos do subjetivismo e do emocionalismo românticos; Irracionalismo; Escapismo; Pessimismo.
Terceira geração:
A terceira geração (Pré-Realismo) Surgiu em torno