as três gerações do romantismo
(Portugal-Brasil)
Nome: Lucas Ricarte de Oliveira
Nº 14
Série: 3°D
Prof: Sebastião
Data: 27/02/2014
Índice
Pg1 ... Introdução
Pg2 ... As três gerações do romantismo em Portugal
Pg3 ... As três gerações do romantismo no Brasil
Pg4 ... Conclusão
Pg5 ... Bibliografia
Introdução
O romantismo surgiu no século XII em que as pessoas falavam sobre situações vividas de amor, pensamentos, amores trágicos, sonhos, paixões etc., mas só ficaram conhecidos no século XIX em torno de 1825, que nessa época tínhamos uma faculdade em Coimbra em que as pessoas começaram a aprender a primeira classe do romantismo, principalmente os portugueses.
Após este fato temos outras gerações que no total são três, e em cada uma delas temos um foco diferente. O que fez o romantismo se tornar tão conhecido, foram decerto às poesias de grandes autores como: Almeida Garrett, Camilo castelo Branco, entre outros.
Nas próximas gerações os escritos têm plena dominância no romantismo, a visão egocêntrica, a melancolia, a atração pela morte. E também com o tempo, foi-se diminuindo a dramaticidade, com isso as pessoas que liam se identificava mais ainda com os personagens que era muito interessante, e com isso foi se expandindo cada vez mais o romantismo até chegar ao Brasil.
No Brasil o romantismo foi um pouco diferente, pelo fato de não ter nenhuma faculdade no país e terem que ir para outro lugar. É exatamente isso que se tratam nas primeiras gerações do Brasil, os escritores falavam como era difícil ficar longe da terra e quão grande era as saudades que tinham como a canção do exílio de Gonçalves Dias.
Outro fato que causou grande impacto no romantismo no Brasil foi o mal do século, uma doença chamada tuberculose que matou milhares de pessoas. O romantismo foi muito importante no Brasil, pelo fato de parti-la dele aconteceu à abolição dos escravos e outros fatos que entraram para a