Resenha Crítica
Tema ou Fragmento: SABER E TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES Atualização: 25/11/2013
Autores:
Solange Maria Pimenta
Graduada em Psicologia e em Administração de Empresas, Mestre em Administração, Mestre em Sociologia e Doutora em Sociologia pela - Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne. Professora aposentada da Face – UFMG
Maria Laetitia Corrêa
Graduada em Serviço Social e em Administração de Empresas, Mestre em Administração pela UFMG, Mestre e Doutora em Serviço e Ciências Sociais pela Université de Paris 1 – Pantheon – Sorbonne. Professora aposentada da FAE – UFMG.
César de Almeida Schmitt
Engenheiro pela escola de Engenharia da Produção da UFMG e pós graduado em Logística Estratégica e sistemas de Transporte pela Escola de Engenharia da UFMG. Engenheiro de Planejamento CODEME Engenharia.
PIMENTA, Solange Maria; CORREA, Maria Laetitia; SCHMITT, César de Almeida. Saber e Trabalho nas Organizações. In: VIEIRA, Adriana; ALVES, Marília; GARCIA, Fernando Coutinho Trabalho e Gestão – Saúde e Inclusão Social. Coopmed, 2012.
A presente obra resgata as históricas formas de controle sobre o trabalho, desde os processos implementados pela administração científica até a recente gestão baseada no modelo japonês, evidenciando o seu aspecto ideológico. Utilizando-se de uma linguagem clara e objetiva e repleta de indicações bibliográficas que permitem aos interessados aprofundar os temas abordados, o autor relaciona as históricas tentativas de conformação da subjetividade do trabalhador às teorias administrativas, bem como as alternativas e resistências constituídas por eles, permitindo ao leitor compreender claramente a interpenetração do modo como esta sociedade produz e reproduz a vida, com determinadas idéias elaboradas no campo das teorias administrativas que, falsas ou verdadeiras, adquirirem força, pois cumprem a função social de dar unidade e sentido à vida cotidiana num modo de produção, o capitalismo, cujo