Fordismo
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
ANEXOS 8
REFERÊNCIAS………………………………………………………………………………9
1 INTRODUÇÃO
O fordismo foi uma linha de trabalho criada por Henry Forf, aonde sua principal característica é a produção em massa.
O fordismo abriu muitos caminhos para o mercado de trabalho, além de gerar muitos empregos e poder proporcionar as pessoas algo que jamais teriam se não fosse por seu pensamento, revolucionou a linha de trabalho, sendo assim um fator decisivo para os dias de hoje, porem seus colaboradores não se sentiam confortável pela repetição do trabalho e também pelo desgaste, sendo assim procuraram trabalhar com coisas que lhe traziam um bem estar.
2 DESENVOLVIMENTO
Fordismo é um sistema de produção criado pelo empresário Henry Ford, sua principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóvel, Fazendo um sistema baseado numa linha de montagem. OBJETIVO DO SISTEMA: O objetivo principal deste sistema era diminuir os custos de produção e baratear o produto, podendo vender para um maior número de consumidores. Dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto e cada funcionário exercia uma etapa. Os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção.
Fordismo para os trabalhadores:
Enquanto para os empresários o fordismo foi muito positivo já para os trabalhadores ele gerou alguns problemas como o desgaste. Os empregados tinham uma única função sendo assim não tinham visão dos outros pontos de montagem, estes também tinham uma baixa qualificação profissional. Os trabalhadores recebiam um salário bastante baixo como forma de reduzir custos de produção.
Na década de 1980,