Fordismo
Vivemos em uma sociedade de rede, marcada pela integração e interações das pessoas, graças ao desenvolvimento tecnológico.
Técnica e algo imaterial, um conhecimento, uma habilidade. Da necessidade de criar um objeto que facilite as atividades nasce a TECNOLOGIA.
A tecnologia e algo material, utilizada para facilitar as interações.
A revolução industrial promoveu o nascimento do meio técnico, substituindo a Mao de obra humana pela mecânica.
O meio técnico e caracterizado por tecnologias mecânicas e materiais.
A revolução tecnocientifica e caracterizada por um aumento da capacidade produtiva, por uma miniaturização dos produtos e o aumento do consumismo.
A tecnologia de compressão digital, permitiu que imagens, sons, dados fossem transportados juntos.
Esquematicamente uma rede e um sistema integrado de fluxos. Que contem pontos mais valiosos ,que apresentam uma grande troca de fluxos e trocas, e os pontos menos valiosos, com pouca troca de fluxos e trocas.
A globalização amplia as diferenças entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos. Porem abre novas possibilidades desenvolvimento.
CAPITULO II
Sistema de produção: modo como uma sociedade se organiza para produzir, distribuir e consumir.
O capitalismo e marcado por uma fase de prosperidade, uma de estabilidade e declino. Ciclo chamado de conjuntura do capitalismo.
Características gerais do capitalismo:
- propriedades privadas
-objetivo principal: lucro
-livre iniciativa e livre concorrência
- trabalho assalariado
-Economia de mercado
Capitalismo comercial; quando nasceu o capitalismo era comercial, pois o principal lucro provinha das praticas comerciais marcadas principalmente pelo mercantilismo e o colonialismo. O mercantilismo era a intervenção estatal para manter a balança comercial favorável, ou seja exportar mais do que importar. E o colonialismo , foi a exploração das colônias, fazendo destas a principal fonte de riqueza das metrópoles.
Sendo