Fordismo
O que é
Fordismo é um sistema de produção, criado por Henry Ford. Sua principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóvel, projetando um sistema baseado numa linha de montagem.
Objetivo do sistema reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. cada funcionário executava uma pequena etapa, resultando numa maior velocidade de produção (Ex: Esteira)
Sem qualificação boa pois cada funcionário realizava uma pequena parte de todas as etapas em que se consistia a produção inteira.
Desenvolvimento eficaz do sistema
O fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversas espécies.
Fordismo para os trabalhadores
Empresários: Fordismo positivo, altos lucros, etc.
Trabalhadores: ele gerou alguns problemas como, por exemplo: trabalho repetitivo e desgastante. falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional.
O sistema também se baseava no pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção.
Declínio do fordismo
Na década de 1980, o fordismo entrou em declínio com o surgimento de um novo sistema de produção mais eficiente. O Toyotismo, surgido no Japão, que seguia um sistema enxuto de produção, aumentando a produção, reduzindo custos e garantindo melhor qualidade e eficiência no sistema produtivo fez com que ele decaísse e assim, começando outro tipo de sistema de produção.
Toyotismo
O que é
Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fábrica da Toyota (origem do nome do sistema). O Toyotismo espalhou-se a partir da década de 1960 por várias regiões do mundo e até hoje é