Fordismo
Henry Ford foi um importante engenheiro americano. Nasceu em 30 de julho de 1863, na cidade norte-americana de Springwells.
Ford iniciou sua trajetória com motores na fazenda de seu pai. Ele era responsável pelos reparos nas máquinas da fazenda, mostrava muita habilidade para inovar e sua principal intenção era observar o funcionamento mecânico das máquinas e equipamentos. A vida na fazenda era difícil, exigia serviços pesados feitos à mão. Por causa disso, desde menino Ford já demonstrava o interesse em diminuir o trabalho manual com o uso de máquinas. No ano de 1875, com doze anos, o contato com um locomóvel a vapor o levou a estudar os carros automotores ( que são os carros de hoje em dia, que são capazes de se deslocar por seus próprios meios, sem serem puxados). LOCOMÓVEL A VAPOR -> http://www.youtube.com/watch?v=93W7QV5TLPQ
No ano seguinte, após a morte de sua mãe, Henry Ford disse ao seu pai que o que o mantinha na fazenda era o amor de sua mãe, e não tinha gosto pelos trabalhos agrícolas.
Com 16 anos, ele deixou sua casa e foi trabalhar como operador de maquinas. Em 1882 retornou a fazenda para se tornar experiente na operação dos motores a vapor portáteis da Westinghouse.
Ford entrou para a Companhia Westinghouse, no conserto e na montagem de locomóveis a vapor. Em 1885, trabalhando como mecânico das oficinas da Eagle Motor Works, seu interesse se concentra nos motores a explosão. Dois anos depois, Ford construiu seu primeiro motor desse tipo, movido a gasolina.
Ford se casou em 1888 e teve apenas um filho.
Produziu seu primeiro automóvel em 1892.
Henry Ford juntamente com o projetista Harold Wills montou o chamado carro 999, com o qual Barney Oldfield se tornou campeão, divulgando o carro em todo país. Esse passo foi importante, pois o rendimento financeiro proveniente do sucesso de seu carro deu suporte financeiro a suas idéias e assim a Ford Motor Company foi fundada
Corrida
Ford (em pé) lança o career de