Fordismo
TRABALHO DE BIOLOGIA
Transgênicos- DNA recombinante
Aluna: Rafaela Gomes Borges
Professora Tanise Bertolin
23 de abril de 2012
Introdução
Neste trabalho vou falar sobre os organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgênicos, que são aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu código genético.
Atualmente é comum ler ou ouvir as expressões "alimento modificado geneticamente", "manipulação genética" e "transgênicos", que vêm causando muitas dúvidas, divergências de opiniões e gerando enormes polêmicas entre as comunidades científicas, órgãos governamentais e ambientalistas.
Transgênia é a inserção, no genoma de um organismo receptor, através de técnicas de Engenharia Genética, de um ou mais genes obtidos de indivíduos diferentes, que podem ser da mesma espécie do indivíduo receptor, ou de espécie diferente.
Organismos geneticamente modificados (OGM) são plantas, animais ou microorganismos que sofrem alteração genética através da técnica do DNA recombinante.
Há mais de trinta anos, os cientistas são capazes de desenvolver organismos que carregam em sua carga genética genes modificados ou oriundos de organismos de outras espécies. Isso só é possível graças a alguns conhecimentos prévios, relacionados, sobretudo, à estrutura do DNA. A engenharia genética - ramo da ciência que estuda os genomas dos seres vivos - desenvolve técnicas que permitem a inserção de genes de espécies diferentes em indivíduos aos quais se deseja alterar características impróprias para determinadas finalidades.
Ou seja, são chamados de trangenicos, os organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos visa organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. A Transgenia vem sendo aplicada nas atividades agrícolas para viabilizar o cultivo de espécies vegetais mais adaptadas às necessidades