Nada
1 - Quais as competências de ensino de ciências agrícolas são utilizadas pelos egressos deste curso?
R: Conhecimento nas áreas de Assistência Técnica e Extensão Rural, educação popular, metodologias participativas, agroecologia que foram trabalhados conosco durante o curso de LA tem sido utilizadas no cotidiano do nosso trabalho profissional nos auxiliando na qualificação dos serviços prestados às comunidades assistidas pelo IPA.
2 – Como essas competências e habilidades são utilizadas no cotidiano dos ex-alunos deste curso?
R: Essas competências e habilidades são utilizadas na relação com os agricultores e comunidades rurais e ainda na articulação e trabalhos de parceria com outras instituições que trabalham na área de desenvolvimento rural sustentável.
3 – Em qual setor do mercado de trabalho estão localizados os egressos?
R: Serviço público estadual, órgão estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural.
4 – Quais os problemas mais comuns enfrentados pelos egressos? Como resolveram esses problemas?
R: Dificuldade de trabalhar os novos conceitos e práticas trazidos pelo curso de LA que tem uma proposta de formação visando capacitar o profissional para a transformação da realidade. Muitas instituições, especialmente governamentais ainda se prendem a métodos e formas de trabalho que não contribuem para a transformação das realidades sociais, políticas, econômicas, e acabam favorecendo a manutenção das desigualdades. Este problema ainda não foi resolvido.
5 – Quais os aspectos comportamentais mais exigidos no exercício de suas atividades?
R: Saber se expressar oralmente em público, saber conduzir grupos, ser liderança, ser eficiente e ágil na solução de problemas e no atendimento de demandas vindas das instâncias superiores da empresa e do governo. Ainda é importante ser informado, observador e registrar os diversos momentos do trabalho no dia-a-dia.
6 – Quais habilidades são