Fordismo e Toyotísmo
Acadêmico:_______________________________Curso:___________________
Sala:_______ Turno:_______
Fordismo é um sistema de produção, criado por Henry Ford, sua principal característica é a fabricação em massa. E o Toyotoísmo é o sistema de produção criado pelo japonês Tauchi Ohno, a ideia principal era produzir somente o necessário, reduzindo o estoque, pequenos lotes, mas, com a máxima qualidade.
De fato Ford criou o mercado de massa para automóveis, sua sede era tornar o carro barato que todos poderiam compra-lo. O método fordista exigia investimento em máquinas e instalações, chegando a produzir mais de 2 milhões por ano na década de 1920.
Para os empresários o fordismo foi positivo, já para os trabalhadores ele gerou problemas, trabalho repetitivo e desgastante, não acompanhamento das etapas de produção e, não qualificação profissional e salários baixos pra reduzir custo de produção.
No ano de 1980 o fordismo entrou em crise com o novo sistema de produção mais eficiente. O toyotismo, surgido no Japão aumentando a produção, com menos custos e com melhor qualidade e eficiência no sistema produtivo ou seja mão-de-obra qualificada.
Enquanto no fordismo um operário era responsável por apenas uma função e não se responsabilizava pela etapa final da produção não se exigia muita qualificação do operário. O toyotismo é um sistema mais qualificado e eficiente. Com seis características: flexibilidade da produção, automatização, hora certa, etiqueta e cartão, trabalho em equipe e controle de qualidade total.
Produzia-se somente o necessário com estoque mínimo com máquinas que desligavam automaticamente caso acontecesse problemas; um operário poderia manusear várias máquinas ao mesmo tempo; sistema para detectar a quantia e os bens que só são produzidos após a venda; programação de produção e os operários passavam a trabalhar em grupos.
Diferente do fordismo, no toyotismo todos os