Projeto de Monografia da Imprescindibilidade da Violência no Crime de Invasão de Terra Pública
Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
DA IMPRESCINDIBILIDADE DA VIOLÊNCIA PARA CONFIGURAÇÃO DO CRIME DE INVASÃO DE TERRA PÚBLICA (ART. 20 DA LEI 4.947/66)
ANTONIO CARLOS BEAUBRUN JUNIOR
Marabá / PA
2011
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Da imprescindibilidade da violência para configuração do crime de invasão de terra pública da união (art. 20 da lei 4.947/66).
1.1. TEMA
Há que se distinguir o crime de invasão de terra pública de uma mera ocupação, uma vez que naquele há necessidade, o que se pretende demonstrar, de violência, isso porque devemos fazer uma interpretação sistemática frente aos princípios constitucionais e contemporâneos do direito. Neste prisma há que se provar a necessidade da violência frente à garantia de aplicação do direito positivo e não interpretação extensiva (diferença de ocupação para invasão), o direito penal dever ser a ultima ratio, ser subsidiário e o direito penal mínimo.
Embora em voga o direito constitucional a habitação e a reforma agrária, ainda há julgadores que insistem em criminalizar movimentos sociais e/ou condutas que buscam tais direitos, criminalizando a própria conduta de ocupação como invasão de terra pública. Em pesquisa a temática da literatura disponível nos deparamos com opiniões dispares e raras sobre o assunto.
1.2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O que se quer verificar, frente ao garantismo penal e a política criminal, se são necessários para configurar o crime de invasão de terra pública a ocorrência de violência ou basta à mera ocupação.
1.3 JUSTIFICATIVA Embora em voga o direito constitucional a habitação e a reforma agrária, ainda há julgadores que insistem em criminalizar movimentos sociais e/ou condutas que buscam tais direitos, criminalizando a própria conduta de ocupação como invasão de terra pública. Em pesquisa a temática na literatura disponível se depara com opiniões dispares e raras sobre o assunto.
Poucos são os