forcas intermoleculares
Elas estão por toda a parte: QMCWEB apresenta, as Forças Intermoleculares.
Todos os objetos ao nosso redor são feitos de átomos. Estes átomos, algumas vezes, combinam-se e formam moléculas: são unidos através da formação de ligações covalentes. Em outras palavras, alguns elétrons, que antes estavam em orbitais atômicos passam a formar orbitais moleculares. Mas as moléculas são discretas: a água, por exemplo, consiste em pequenos grupos de 3 átomos, sendo um do elemento oxigênio que liga-se a dois átomos de hidrogênio. A ligação covalente, entretanto, é intramolecular: apenas une os átomos que formam a molécula. O que impede, entretanto, que todas as moléculas em um copo de água se difundam pelo meio, instantaneamente, deixando o copo vazio? O que mantém elas unidas? Como elas formam um objeto sólido, compacto, quando resfriadas?
As forças que existem entre as moléculas - forças intermoleculares - não são tão fortes como as ligações iônicas ou covalentes, mas são muito importantes; sobretudo quando se deseja explicar as propriedades macroscópicas da substância. E são estas forças as responsáveis pela existência de 3 estados físicos. Sem elas, só existiriam gases... http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/forcas_intermoleculares.html Fontes confiáveis para pesquisa:
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/forcas_intermoleculares.html http://www.agracadaquimica.com.br http://www.alunosonline.com.br http://www.infoescola.com http://www.algosobre.com.br/quimica/
Desenvolvimento do trabalho:
O que são forças intermoleculares?
Quais são as formas de ocorrência, dê exemplos?
Responder:
1ª.