Foraminiferos
1º Período Ciências Biológicas
Disciplina: Zoologia dos Invertebrados
Discente: Jamilla
Os foraminíferos são organismos unicelulares que formam um grande grupo de protozoários e apresentam uma carapaça calcária externa, formada por diversas câmaras e com inúmeras perfurações. Por cada um desses orifícios são emitidos os pseudópodos que se projetam e capturam alimentos. Algumas espécies vivem dentro de conchas.
Meio de Locomoção: A forma de locomoção é através dos pseudópodos que são filamentos protoplósmáticos que servem para locomoção, fixação do organismo, captura de alimento, coletar e eliminar material, troca de gases, formação de câmaras e proteção.
Habitat: A maior parte das espécies são marinha, embora algumas vivam em águas salobras. Há foraminíferos de água doce e até espécies que vivem em solos de florestas pluviais.
Obtenção de Energia: São animais heterótrofos, sendo alguns carnívoras alimentando-se de outros foraminíferos, ouriçosdo-mar, pequenos crustáceos, etc.
Tipo de Reprodução: A reprodução é caracterizada por alternância de gerações, ou seja, há reprodução assexuada e reprodução sexuada.
Número de Espécie: Atualmente são conhecidas cerca de
250.000 espécies, quando consideradas as viventes e as fósseis. FILO ACTINOPODA
(Radiolários e Heliozoários)
Os organismos actinópodes são, inicialmente, células esféricas e planctônicas, com pseudópodes mais rígidos, longos e com forma que lembra uma agulha (axópodes).
Meio de Locomoção: Apresentam pseudópodes afilados, os axópodes, sustentados por um eixo central. Estes axópodes são utilizados para capturar presas, auxiliar na flutuação e fixar em superfícies. RADIOLÁRIOS
HELIOZOÁRIOS
Hábitat: Radiolários são exclusivamente marinhos e plantônicos. Heliozoários são o único grupo não plantônico, podendo ocorrer tanto em água doce (maior frequência) como habitats marinhos.
Geralmente são encontrados fixos em bentos