Foraminiferos
Algumas espécies vivem dentro de conchas com uma única câmara, sendo designadas como uniloculares, mas a maior parte dos foraminíeros é multilocular, ou seja, vivem em conchas que possuem várias câmaras. Por fora da concha estendem-se os pseudópodes, que são filamentos protoplasmáticos usados na locomoção, fixação ao substrato e alimentação.
Podem viver no fundo (bentônicos) ou na coluna de água (planctônicos). As espécies bentônicas podem viver em águas salobras e doces e as planctônicas estão mais adaptadas à vida em zonas oceânicas.
-------x-------
o que são?SistemáticaReino AnimaliaFilo ProtozoaSub-Filo SarcomastigophoraOrdem ForaminiferaCiclo de vidaO ciclo de vida dos foraminíferos foi apenas determinado para algumas espécies e mesmo acerca destas desconhecem-se detalhes precisos. Sabe-se que ocorre reprodução sexuada e assexuada resultando em gerações diploides ou haploides, uma característica mais comum nas plantas do que nos animais.Na espécie Elphidium crispum a meiose que ocorre durante a reprodução assexuada leva ao desenvolvimento de organismos haploides (gamonts) dentro da concha parental. Em seguida são libertados para a água e crescem até atingiram a maturidade, altura em que se dividem por mitose produzindo grandes quantidades de gâmetas flagelados (2-5 µm). Após a fertilização no mar, os organismos diploides (agamonts) produzidos chegam à maturidade e o ciclo recomeça.Podem se encontrar um número de variações a este esquema básico de ciclo de vida. Não há uma alternância estrita entre gerações sexuais e assexuais, por vezes existem gerações diploides sucessivas entre fases haploides. O periodo entre as fases reprodutivas varia entre alguns dias, em ambientes favoráveis até um ano e situações desfavoráveis.LocomoçãoOs meios de locomoção usados pelos foraminíferos