FORAMINÍFEROS BENTÔNICOS RECENTES DA PLATAFORMA CONTINENTAL DA BACIA DO ESPÍRITO SANTO: IMPORTÂNCIA PARA A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
1046 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Departamento de Pesquisa
DESCRIÇÃO PARCIAL DAS METAS ALCANÇADAS
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Título do Projeto
FORAMINÍFERA DO ESPÍRITO SANTO: BIODIVERSIDADE, BIOGEOGRAFIA E BIOESTRATIGRAFIA
Pesquisador responsável (orientador): Franklin Noel dos Santos
Nome do sub-projeto do aluno
FORAMINÍFEROS BENTÔNICOS RECENTES DA PLATAFORMA CONTINENTAL DA BACIA DO ESPÍRITO SANTO: IMPORTÂNCIA PARA A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
Nome do aluno: Marco Túlio Dalcól dos Santos
Curso e período: Engenharia de Petróleo/oitavo período
Introdução e Justificativa
Os foraminíferos são protistas bentônicos ou planctônicos marinhos pertencentes ao Filo Granuloreticulosa, Reino Protista, sendo inseridos no Super-reino Eucaria Margulis & Schwartz (1999). Segundo McLusky & McIntyre (1988), a distribuição das espécies bentônicas está relacionada com as variações no substrato e com o aumento da profundidade, uma vez que vivem geralmente próximos á superfície (6 a 30 metros de profundidade).
Devido à sua diversidade, abundância, boa preservação dos fósseis e facilidade de análise de amostras, os foraminíferos representam o principal grupo de organismos utilizados na bioestratigrafia, principalmente na datação de rochas Brasier (1980), e por estes fatores, são muito úteis como marcadores dos processos de sedimentação Antunes & Melo (2001).
O valor bioestratigráfico é reconhecido em função da demanda da indústria de petróleo e a necessidade de datação das seções sedimentares de poços para comparação com os estratos aflorantes Bolli et al. (1994).
Este trabalho objetiva de forma geral inventariar as espécies e correlacionar essas espécies com aquelas presentes em outras bacias sedimentares da margem continental brasileira.
Materiais e métodos utilizados:
A maior parcela do material examinado foi