FORA BULLYING
Disciplina: Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional
ATIVIDADES DE SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
ATIVIDADE I – ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
TEMA: FORA BULLYING
O bullying é um ato que tem deixado muitas marcas negativas nas pessoas que o sofre, muitas não conseguem lidar com essas agressões e chegam até cometer suicídio, precisa ser combatido com mais rigor dentro das escolas, e fora dela, infelizmente nas escolas é onde mais se tem ouvido falar sobre as pessoas estarem sofrendo deste mal. Local onde se deveria preservar os bons costumes, a ética e a moral, mas tem se perdido diante de muitas influencias negativas vindas da sociedade, da família e até de alguns educadores e funcionários da escola.
O orientador educacional, tem o papel de manter a ordem e o respeito mútuo entre os profissionais da escola, ele atua como um intercessor, o qual deve buscar desenvolver estratégias para um melhor relacionamento interpessoais, havendo mais diálogos, resgate da autoestima, convocando reuniões para o debate de propostas que possam trazer um melhor andamento para o sistema educacional e convívio entre professor/aluno, aluno/professor, aluno/aluno e funcionário/aluno. Elaborando junto ao corpo docente novas metodologias de ensino/aprendizagem.
O relacionamento dos pais, responsáveis e comunidade com a escola, é um dos principais enfoques da orientação educacional, devendo procurar estar sintonizada na busco do bom desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e comportamental das crianças, buscando assim, desenvolver um elo de confiança e acolhimento entre escola/família, família/escola e comunidade/escola. Parceria essa, que faz grande diferença para o bom desempenho dos professores junto aos seus alunos.
Muitos alunos sofrem bullying na escola por diversos motivos, pela desigualdade social, pela sua aparência física, pelo seu modo de falar, simplesmente pelo seu jeito de ser, as pessoas estão sendo muito