Fontes
Observação - Procedimento empírico pelo qual usamos os sentidos para reconhecer e anotar acontecimentos factuais.
Facto - São acontecimentos que podem ser directa e empiricamente observados. Inferência - Consiste num tipo particular de raciocínio, pelo qual, a partir de realidades externamente observáveis se elaboram ideias e conceptualizações sobre essas realidades.
Constructo - Conceito elaborado para fins científicos.
Variável - Qualquer característica, propriedade ou atributo susceptível de ser observado e que se pode expressar através de diferentes valores ou categorias.
Variável independente - É o factor que é medido, manipulado e seleccionado pelo investigador para determinar a sua relação com um fenómeno observado; É a variável que o investigador irá manipular ou modificar, para provocar uma alteração noutra variável. É a causa pressuposta de uma modificação do resultado.
Variável dependente - É o factor que é observado e medido para determinar o efeito da variável independente; É considerada dependente porque o seu valor depende do valor da variável independente.
Variável parasita - É uma variável que o investigador não é capaz de controlar, podendo induzi-lo em erro relativamente aos efeitos da variável independente; Variável que teoricamente afecta o fenómeno observado, mas que não pode ser medido, nem manipulado.
Variável de controlo - É uma variável deliberadamente controlada pelo investigador, que a mantém constante durante a experiência, para anular ou neutralizar qualquer efeito que, de outro modo, poderia vir a ter sobre o fenómeno observado.
Definição operacional - É um enunciado baseado em características observáveis daquilo que se está a definir.
Ciência e seus objetivos
•Ciência – scire (latim) saber, conhecimento
•As funções da ciência são descrever (saber que) e compreender/explicar (saber porquê)
•O objetivo principal da Ciência é chegar à compreensão dos