Fontes sonoras
CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
PRIMEIRA EXPERIENCIA
FONTES SONORAS
Belém – Pará
2013
FONTES SONORAS
Primeiro Trabalho apresentado a disciplina de Física II, como requisito parcial para a obtenção de nota referente a avaliação 01 do Professor Ronaldo Santos.
RESUMO
Esta experiência tem como objetivos gerais, ao término do experimento proposto, os participantes ser capaz de manipular corretamente o oscilador de áudio e o frequencímetro digital, diferenciar o som musical do ruído (som indesejável, barulho industrial, ruído), diferenciar a acústica física da acústica fisiológica, classificar as ondas sonora , identificar os parâmetros associados a uma onda sonora, conceituar intensidade auditiva (intervindo um observador); distinguir o som grave do som agudo, e - definir a unidade de nível sonoro chamado Bel.
ATIVIDADES
1. Descrição das atividades:
1.1. Para desenvolvimento desta atividade têm que:
- Ligar a chave geral e a do oscilador 1, diminuindo ao máximo o volume.
- Selecione a faixa de frequência F1
- Ajuste a frequência utilizando o controle Faixa 1 para /- 260 Hz
- Regule o volume a fim de obter a melhor e mais cômoda intensidade auditiva para o grupo de trabalho.
2. Seguindo os roteiros da experiência responda o que pede:
a) Cubra a parte frontal do alto-falante com a folha de papel e a pressione levemente contra o alto-falante, e descreva a sensação provocada na ponta dos dedos, pela folha.
*** Sensação de “formigamento” na ponta dos dedos, provocada pela vibração transferida pela linha de nylon à folha de papel; a linha de nylon tracionada por uma massa de 2,00 N, o oscilador transfere a mesma linha de nylon uma frequência de 260 Hz.
b) Compare a sensação auditiva antes e depois de encostar a folha de papel no alto-falante.
*** Antes de encostar o papel o som era “aberto”, agudo, após encostar a folha de papel no