Efeito dopller
Em qualquer prova automobilística de velocidade é possível observar um fenômeno sonoro muito interessante, conhecido como efeito Doppler. Esse efeito consiste na diferença de frequências sonoras que é captada por um observador, que pode estar em repouso ou não, e essa diferença de frequências é percebida pela sensação auditiva de agudos e graves. Vamos aprender um pouco mais sobre o efeito Doppler.
Sons agudos e graves
Antes de entendermos o efeito Doppler, precisamos entender primeiro o que determina um som ser grave ou agudo. A grandeza física responsável por tal diferença é a frequência da onda sonora.
O ouvido humano é capaz de perceber frequências que vão de 20Hz até 20Khz. As frequências mais baixas são percebidas como um som grave e as frequências maiores como um som agudo.
No caso do efeito Doppler é possível perceber que, quando a fonte sonora se aproxima de um observador, ele perceberá o som emitido pela fonte mais agudo e quando a fonte se afasta, o mesmo observador perceberá um som mais grave.
Posição e movimento das fontes sonoras
Entenderemos o efeito Doppler analisando três situações distintas e comparando a frequência sonora emitida pela fonte. Nesse caso, ela será, por exemplo, uma ambulância com a sua sirene ligada, com a frequência sonora percebida por um observador, que estará em repouso.
• Fonte sonora em repouso
Considere a ambulância em repouso em relação à Terra e o observador também. Nesse caso, não há diferença entre a frequência do som emitido pela fonte e a frequência do som percebido pelo observador. o Onde fo é a frequência do observador e ff é a frequência da fonte.
• Fonte sonora aproximando-se do observador
Agora vai considerar a nossa ambulância aproximando-se do observador. Quando tal fato ocorre, veremos que a as frentes de onda que estão à frente da fonte ficarão mais próximas, enquanto as que ficam atrás ficarão mais afastadas. Do seu